Importando um certificado e chave para um SmartCard no Windows 10+ / 2008+
Para credenciais de autenticação, é altamente recomendável emitir certificados diretamente no cartão inteligente. Isso garante que a chave privada seja gerada no cartão inteligente e nunca saia do cartão.
No entanto, para testes, às vezes é útil importar um certificado e suas chaves associadas de um arquivo PFX. Para importar de um arquivo PFX, você pode usar um utilitário, como vSEC_CMS ou Certutil, o utilitário de certificado incluído no Microsoft Windows.
Importante: O minidriver PIVKey deve ser instalado para carregar ou excluir certificados do PIVKey (sem o minidriver PIVKey, o PIVKey será somente leitura).
Primeiro, certifique-se de definir as seguintes configurações do Registro para habilitar a importação de chaves.
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Cryptography\Defaults\Provider\Microsoft Base Smart Card Crypto Provider] "AllowPrivateSignatureKeyImport" = dword: 00000001 "AllowPrivateExchangeKeyImport" = dword: 00000001
Para importar um certificado contido no arquivo “testcert.pfx”, abra um prompt de comando em modo administrador e execute:
certutil -v -csp "Microsoft Base Smart Card Crypto Provider" -p senha -importpfx testcert.pfx
-csp deve ser o provedor de criptografia de cartão inteligente da Microsoft Base ou, se estiver usando middleware de terceiros, o CSP para esse middleware.
-p deve ser a senha usada para proteger o .pfx que contém o certificado e a chave associada
-importpfx deve ser o caminho para o certificado pfx
-v fornece mensagens de erro detalhadas para depuração.